quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Alunos do curso técnico se apresentam na UNIOESTE




Sinopse do trabalho

Os alunos do Curso Técnico Profissionalizante de Ator Cênico do Colégio Eleodoro, apresentaram uma esquete como trabalho de avaliação da disciplina de montagem.

A pesquisa deu-se a partir de um fragmento do texto O beijo no asfalto, uma tragédia contemporânea de Nelson Rodrigues. O fragmento escolhido trata de uma cena em que a personagem Selminha condena a atitude do marido de beijar uma vitima de atropelamento, um homem, que estava por morrer. O tema aborda preconceitos, condenação social, superficialidade dos julgamentos, dentre outros assuntos.

Os três alunos (Jeferson Kaibers, Rosangela Kecterin e Virginia Tostanowski) optaram usar na construção de personagem, figurino, cenário e interpretação uma linguagem simbolicamente construída a partir da pesquisa de mitos clássicos gregos das Górgonas e de Cérbero.




Muito conhecida pela figura da Medusa, as Górgonas eram tres: Medusa, "a impetuosa", Esteno, "a que oprime" e Euríale, “a que está ao largo”; A fala é dita por esse ser triplo, que como as górgonas sentem-se desgraçadas e desgraçam.




Já o Cérbero era um cão monstruoso de tres cabeças e cobras ao redor do pescoço, e que guardava a entrada do inferno, o que para os alunos significou a imagem das tres ideias de compaixão, autopiedade e condenação que muitas vezes lutam dentro de nós mesmos: uma cabeça com várias sentenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário